terça-feira, 25 de março de 2014

Por aí: Noronha!

flavia coutinho
Fernando de Noronha
Gente, para tu-do!!! Que lugar é esse?! Por quê demorei tanto para visitá-lo??? Lindo demais... estou falando de Fernando de Noronha, ilha paradisíaca.
Eu e marido passamos quatro dias (domingo a quinta) em Noronha, tempo suficiente para conhecer e aproveitar, mas se você quiser passar mais tempo... faça esse sacrifício e se delicie nesse lugar espetacular.
Domingo - Saímos de Recife e chegamos em Noronha próximo ao meio-dia. Pegamos um táxi para a pousada (Lua Bela - simples, mas com bom custo-benefício e ótima localidade), deixamos nossas bagagens e saímos em busca de um local para almoçarmos. Como a pousada fica próxima à praça central (praça Flamboyant), onde há alguns restaurantes, fomos andando e decidimos almoçar em um self-service (Ousadia e Arte - comida caseira) para não perdermos tanto tempo.
Após o almoço, fomos às praias. Conhecemos à praia do Cachorro e à do Meio e partimos para à da Conceição, onde ficamos pelo resto da tarde tomando umas cervejas (bar Duda Rei) e uns banhos. À noite jantamos um espaguete com frutos do mar, que estava muito bom, no restaurante (esqueci o nome!) ao lado da lotérica (praça Flamboyant).

Segunda - Solicitamos um táxi e fomos ao projeto TAMAR para colocarmos nossos nomes na lista de visitação à praia da Atalaia, e em seguida pedimos para o taxista nos deixar na praia do Sancho. Visitamos à baía dos Golfinhos, praia do Sancho (linda demais, as fotos não transmitem a real beleza do lugar!), dos Porcos, Cacimba do Padre (almoçamos um peixe na folha de bananeira no Point da Cacimba), Quixabinha, Bode, Americano, e por fim, praia do Boldró (com direito a um pôr do sol espetacular). À noite, fomos ao Bar do Cachorro jantar, bebericar e dançar um forrózinho.
flavia coutinho
Baía dos Golfinhos
flavia coutinho
Praia do Sancho
flavia coutinho
Baía dos Porcos
Terça - Passamos a manhã toda na praia da Atalaia (simplesmente demais). Como já estava no horário do almoço, resolvemos ir ao Restaurante Tricolor, no centro, pois muitas pessoas tinham falado muito bem da moqueca de peixe, que realmente é muito boa. Após o banquete, rumamos à praia do Sueste (sensação maravilhosa mergulhar com as tartarugas). E no final da tarde, fomos assistir ao pôr do sol (lindo!) no Restaurante Mergulhão (praia do Porto).
flavia coutinho
Praia da Atalaia
flavia coutinho
Praia da Atalaia
flavia coutinho
Praia do Sueste
Praia do Porto (restaurante Mergulhão)
Vestido de jérsei (costureiro)
Óculos de sol (Armani Exchange AX 263/S)
Quarta - Fizemos o passeio de barco (incluso almoço e aquasub) saindo da praia do Porto, passando por todas as praias do mar de dentro até a ponta da sapata. Na volta, paramos na praia do Sancho para mergulho de 30 minutos e retornamos à praia do Porto para almoçarmos, no barco mesmo, e depois fizemos o passeio de aquasub (como o mar estava muito "mexido" não conseguimos visualizar quase nada). À noite, fomos jantar no conceituado Restaurante Varanda. Ambiente agradável, porém não acertamos no pedido do prato, pedimos um peixe com crosta de castanha, que estava muito seco e praticamente não tinha castanha. No entanto, a sobremesa estava divina (torta de jaca)!
flavia coutinho
Camiseta (Aéropostale)
Óculos de sol (Vogue VO 2660-S)
flavia coutinho

flavia coutinho
Praia do Sancho (com a vida que pediu à Deus!)
Biquini (Rush Praia)
Quinta - Último dia!!! Como o nosso voo só seria às 15:30h, ainda tínhamos tempo para aproveitar. Fomos ao Mirante Caracas, à praia do Leão e novamente ao Sueste, onde vimos alguns filhotes de tubarão e arraias (fiquei alucinada, pois não imaginei vê-los na beirinha do mar). Voltamos à pousada ao meio-dia, nos organizamos, almoçamos e às 14h partimos para o aeroporto.
flavia coutinho
Praia do Leão
Dicas:
Antes de viajar, pague todas as taxas pela internet, assim você agiliza o processo de entrada na ilha e nas principais praias. São duas taxas: a de preservação (http://www.noronha.pe.gov.br/) e a do parque nacional marinho (http://www.parnanoronha.com.br/).
Não achamos necessário alugar buggy e andamos apenas duas vezes de táxi (do aeroporto para a pousada, assim que chegamos, e no dia seguinte da pousada para o TAMAR/praia do Sancho). Fizemos tranquilamente os demais passeios e idas aos restaurantes/bares à pé ou de ônibus.
No posto de entrada, antes de ir ao mirante dos Golfinhos e seguir para a praia do Sancho, alugue a máscara de mergulho e snorkel... vale muito à pena!
Ir ao projeto TAMAR para adicionar seu nome na lista de visitação à praia da Atalaia, pois esta praia tem entrada limitada de pessoas por dia.
Tente conhecer no mesmo dia a praia da Atalaia (vemos peixinhos, moreias, tubarões) e a do Sueste (vemos tartarugas, tubarões, arraias), porque você aluga na entrada da Atalaia todo material (máscara de mergulho, snorkel, colete salva-vidas e câmera digital à prova d'água) e pode passar o dia aproveitando para mergulhar e fotografar a vida marinha. Apenas à noite passarão na pousada para recolher o material e no dia seguinte deixam na pousada o CD com todas as fotos.
Se tiverem mais dúvidas podem deixar nos comentários que responderei com muito prazer.

OBS.: Este post não foi patrocinado pelas marcas citadas (Armani Exchange, Aéropostale, Vogue, Rush Praia).

Beijos, Flavia Coutinho.

Um comentário: